quinta-feira, 29 de outubro de 2015

A CONSTRUÇÃO CONCEITUAL DAS OPERAÇÕES. TIPOS DE SITUAÇÕES MATEMÁTICA OU “SITUAÇÃO PROBLEMA”. OPERAÇÕES MATEMÁTICAS FUNDAMENTAIS: AÇÕES DE SOMAR, SUBTRAIR, MULTIPLICAR E DIVIDIR.

No Cotidiano, utilizamos a matemática por diversas vezes, abaixo e no próximo tópico, veremos uma relação com 20 situações onde utilizamos a matemática.

1- Realizar as compras no supermercado
2- Mudar um móvel de lugar
3- Calcular notas na escola
4- Para utilizar o telefone.
5- Comprar pães na padaria.
6- Pagar passagem de ônibus
7- Dividir um doce com o amigo.
8- Na cozinha fazendo uma receita.
9- Para saber sua altura.

10- Para ver as horas (Calcular o tempo)

Matemática no Cotidiano (10 Situações)

Abaixo a relação de mais 10 situações onde usamos a matemática no nosso cotidiano.


01- Para calcular a distância entre a nossa casa e a escola
02- Para comprar determinada carne no açougue.
03- Para calcular gastos mensais, como água e luz.
04- Para solicitar desconto em alguma coisa.
05-Brincando com jogos.
06- Para fazer uma dieta.
07- Dividir tarefas no serviço de casa.
08-Abastecendo o carro no posto de gasolina.
09-Quando vamos fazer uma compra e temos uma determinada quantia para gastar.

10- Para comprar frutas na feira.

A Matemática esta presente em diversas situações da nossa vida, mesmo que algumas pessoas tentem fugir da temida matemática, ela acaba aparecendo de maneira até mesmo involuntária nas pequenas atividades da nossa rotina. 

ATIVIDADE PROPOSTA NUMERO 1

Após, selecionar essas situações onde utilizamos a matemática no nosso cotidiano, escolhemos 2 delas para preparar atividades e aplicar para alunos do ensino fundamental.

A primeira atividade Proposta é com base na compra no supermercado. A maioria das crianças acompanham os pais no supermercado e presenciam o momento da compra, do pagamento, do troco no caixa ou até mesmo os cálculos que a mãe faz antes de escolher qual marca levar.

1) A mãe de João pediu para que ele fosse ao mercado e comprasse 1 pote de requeijão que custa R$ 3,00. João levou R$ 10,00 para o mercado. Quanto ele tem que trazer de troco para sua mãe?

O Exercício pede para que a Criança faça uma conta de subtração:

10,00 - 3,00 = 7,00

A Professora também pode brincar de supermercado com os alunos, utilizando dinheiro de faz de conta e colocando os alunos para comprar e vender produtos uns para os outros, praticando assim o uso da soma, da subtração, multiplicação e até mesmo da divisão.

ATIVIDADE PROPOSTA NÚMERO 2

Com base nas situações do cotidiano onde usamos a matemática diariamente, pegamos como exemplo a necessidade de dividir alguma coisa: um doce, uma bala, o lanche com um colega ou até mesmo várias pessoas.

 1-) Pedrinho levou um pacote com 50 balas para o lanche na escola. A Professora pediu para que ele dividisse o pacote de balas com seus amigos. A Turma de Pedrinho tem 10 crianças, quantas balas cada um vai receber?

No problema acima, a criança deve usar a operação de dividir, onde:

50 ÷ 10 = 5 (Cada criança vai receber 5 balas).

Para crianças que estão iniciando o processo de aprendizagem na matemática, podemos pedir para que Pedrinho entregue as balas para os amigos, de forma que cada um deles, pegue a mesma quantidade e não sobre balas no pacote. 

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

APLICANDO A ATIVIDADE PROPOSTA NÚMERO 1

A atividade número 1 proposta anteriormente,  foi aplicada para uma aluna do 3* ano do ensino fundamental, a mesma entendeu o problema de imediato e logo se prontificou a resolveu-lo e não teve problemas. Soube usar a operação adequada para solução da situação problema.





APLICANDO A ATIVIDADE PROPOSTA NÚMERO 2

A atividade proposta número 2 foi aplicada para uma aluna do 4* ano do ensino fundamental e a mesma resolveu o exercício sem nenhuma dificuldade, como vemos na figura abaixo. 

Exercício Resolvido pela aluna do 4* ano.

RESULTADOS OBTIDOS MEDIANTE AO OBJETO INICIAL - MATEMÁTICA NO COTIDIANO


A Matemática é parte fundamental da vida do ser humano e como vimos nos exemplos citados, em toda a nossa vida faremos uso da matemática, seja qual for a situação, pois, nos problemas existentes no dia a dia precisamos de ao menos uma das operações fundamentais: Adição, Subtração, Multiplicação e divisão. O ensino de Matemática é importantíssimo para dar andamento ao processo de conhecimento do aluno.

 O Uso de situações problemas é importante não somente para fazer o aluno pensar, mas também para o professor avaliar individualmente cada aluno e verificar qual grau de dificuldade de cada um deles e também da classe de maneira geral. Quando o professor usa situações cotidianas para exemplificar a matemática, faz com que os alunos aprendam com mais facilidade, memorizem melhor a explicação das aulas e aprendam com exemplos reais que eles vivem diariamente dentro do seu contexto social. 

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Desafio nº 3

Atividade 3

1.Observe os números abaixo e descreva no espaço.

Descrição: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000005295/md.0000053890.jpg



Desafios nº2

Atividade 2
Pedro conseguiu ajuntar durante um mês 248 bolinhas de gude em sua coleção. Este numero é composto de? Represente esse numero no ábaco.
A)2 centenas, 4unidades e 8 dezenas.
B)1 centena, 4 dezenas e 8 unidades.
C)2 centenas ,4 dezenas e 8 unidades.
D)8 centenas,4dezenas e 2 unidades.


Desafios com Ábaco para crianças do 3º ano

Desafios
Este desafio poderá ser aplicados para alunos do 3º ano do ensino fundamental.
Objetivo
Fazer experiências no ábaco para o processo de construção das operações de adição e subtração.

Realizar o conhecimento de separação das centena, dezenas e unidades.

 Atividades 1
1. 8 unidades 1 dezena , retire 5 unidades. Quanto restou?
2. 2 unidades 2 dezenas , retire 1 dezena. Quanto restou?
3. 3unidades e 1 dezena , acrescente 1 dezena. Qual é o resultado?
4. 5 unidades e 3 dezenas ,acrescente 5 unidades. Qual o resultado?

ATIVIDADES COM ÁBACO.

Atividade 2 - Nesta atividade pedimos para o aluno representar a quantidade nos ábacos correspondente ao numeral escrito abaixo.

Ex: O Primeiro Ábaco tem abaixo o número 38, o aluno deve colocar 8 bolinhas na unidade e 3 bolinhas na casa das dezenas, representando assim 8 unidades + 3 dezenas = 38. 


APLICANDO O ÁBACO COM ALUNOS DO 5* ANO.



Foi proposto para uma menina de 9 anos que cursa o 5 ano do ensino fundamental em uma escola municipal de Santo André duas atividades usando o ábaco.

A primeira atividade (Conforme foto acima). O ábaco já com as figuras e a aluna deveria colocar no quadrado ao lado o numeral correspondente ao desenho do ábaco.




A Aluna já conhecia esse material, pois na escola onde estuda a professora trabalha com esse método de ensino e já já de pronto ela conseguiu fazer, não teve muitas dificuldades. Ela mencionou que sua professora sempre usa esse material para as crianças que tem mais dificuldades e pra ela foi muito importante, pois aprendeu bem rápido utilizando o Ábaco.

Na segunda atividade coloquei o numero embaixo do ábaco e a aluna deveria representar com o desenho correspondente.




Como no primeiro exercício ela fez com facilidade e sem perguntas, pois esta bem inteirada com o ábaco, graças a sua professora que aplica o método na escola com toda a sala. 

A Aluna relatou que a professora fez os ábacos com material reciclável para toda a sala, para que ninguém fique sem o material e impossibilitado de Aprender. 

ATIVIDADES COM ÁBACO

Atividade 1 - Essa atividade consiste em pedir que o aluno coloque o numero que esta representado em cada Ábaco no quadrado ao lado.

EX: A) Tem 5 bolinhas na unidade e 1 bolinha na dezena ou Seja o número representado pelo Ábaco do exercício A é 15.

Atividades com Ábaco.



Diferentes Tipos de Ábacos

O Sistema de numeração decimal. Construção da dezena pela brincadeira. O ábaco. A construção da centena e da unidade de milhar




  • O Ábaco

O ábaco é um instrumento descoberto por volta de 2400 a.C, como um facilitador na contagem dos números, foi criado com o objetivo de dinamizar os estudos matemáticos.
Segundo relatos, surgiu na Mesopotâmia e logo aperfeiçoado pelos chineses e romanos, essa ferramenta foi utilizada pelos romanos para a realização de cálculos e para os chineses e 
japoneses contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento e aperfeiçoamento.






Tipos de Ábacos                        
Momento Histórico
Formas de Contagem



ÁBACO CHINÊS


Chamado de suanpan (ábaco chinês) que significa “prato de cálculo” só é encontrado em um livro da dinastia YUAN (século XVI)
Tem cerca de 20 cm de altura e com variadas larguras, com mais de sete hastes. Na parte de cima com duas bolas em cada haste, cinco na parte de baixo, para os mais modernos contém 1 na parte de cima e cinco na parte de baixo



ÁBACO JAPONÊS
Soroban veio da evolução do ábaco chinês de 1/5. O ábaco de ¼ até os dias de hoje ainda é fabricado no Japão desde 1930
Cada coluna possui 5 pedras chamadas contas. A primeira conta de cada coluna localizado na parte superior, representa o número 5, as 4 contas inferiores representa 1 unidade cada. Da direita para a esquerda, cada coluna representa uma potência de 10. Iniciando unidade, dezena, centena,milhar.

ÁBACO ASTECA

 De acordo com as investigações recentes, o ábaco Asteca (NEPOHUALTZITZIN),terá surgi entre 900-1000 d.C . As contas eram feitas de grãos de milhos atravessados por cordéis montados numa armação de madeira
 Composto por 7 linhas e 13 colunas. Pois os números 7 e 13 são números muito importantes na civilização asteca
.O número 7 é sagrado, o número 13 corresponde à contagem do tempo em períodos de 1 em 3 dias 
ÁBACO RUSSO
 Schoty, muito utilizado na União Soviética e o uso do ábaco era ensinado em todas as escolas até os anos 90. Hoje em dia foi subtituído pela calculadora
 Tem um lado comprido e 10 bolas em cada fio, este costuma estar do lado utilizado. O ábaco russo é habitualmente utilizado na vertical com fios da esquerda para a direita ao modo de livro.
ÁBACO GREGO

 Considerado o ábaco mais velho encontrado na ilha grega de Salamina em 1846. Feito de mármore de 149 cm de comprimento e 75 cm de largura.
 Com cinco grupos de marcação era um dispositivo com objetivo de facilitar os cálculos matemáticos que seriam complexos para se fazer mentalmente onde se deslocavam as contras, eram chamados pelos gregos de abakion.
ÁBACO ROMANO

Surgiu na antiga mesopotâmia por volta de 3500 a. C
 O método de cálculo na Roma antiga assim como na Grécia antiga, era mover bolas de contagem  numa tábua própria  pata o efeito. As bolas de contagem originais indicavam, unidades, meias, dezenas etc, como na numeração romana.