Na matemática temos
muitos estudiosos que concluíram suas teorias, vamos verificar algumas.
Um deles é o matemático
Isaac Asimov que ao escrever seu livro mundo dos números colocou que a
matemática pode ser iniciada através de simples contagem com os dedos com um
pouco mais de conhecimento pode ser apresentado o ábaco que se faz importante
para a matemática ate chegar ao sistema decimal.
O matemático parece
simplesmente que os números inteiros são formados começando por um, adicionando
mais um, e assim por diante. Afinal, por maior que um número seja é sempre
possível dizer "esse número mais um" e obter um número ainda maior. Nessa
forma a aprendizagem acontece de uma forma mais natural.
Já para outros
matemáticos que estudaram muito os números acabaram
percebendo que não os números, mas a necessidade de contar já existia há cerca
de 30.000 anos atrás .Em grutas, como a de Lascaux, na França, foram encontrados imagens de
animais e outros sinais como pontinhos e riscos. Talvez eles indiquem que os
homens primitivos já contavam usando marcas. Mas não somente desenhando nas
paredes de grutas: também faziam riscos em ossos de animais ou pedaços de
madeira.
E para que esses
riscos? Com base em desenhos de astros celestes como o sol, a lua e as
estrelas feitos na mesma época, alguns especialistas afirmam que eles
serviam para contar o tempo, permitindo que os homens realizassem os seus
rituais religiosos no período certo.
Outra necessidade que
veio com o tempo foide contar os animais que criávamos dedos ajudavam bastante nos cálculos. Mas chegou um tempo em que
sementes, pedras, gravetos e os próprios dedos não eram suficientes para
contar. As quantidades tinham aumentado: de plantas, de animais, de pessoas, de
terras. Vieram às guerras, os impostos e a necessidade de administrar o que
circulava pelos reinos e aldeias era cada vez maior.
Então
se fez sistema de numeração egípcio tinha sete números-chave, que hoje
reconhecemos como os seguintes: 1, 10, 100, 1.000, 10.000, 100.000 e 1.000.000.
Eles estabeleceram símbolos para cada um deles e, com estes desenhos,
escreviam os outros números e faziam contas.
Os gregos usavam
letras de seu alfabeto para representar números. Não sei se já aconteceu com
você, mas talvez um dia você se depare com um exercício envolvendo os seguintes
símbolos: α, β e γ. Parecem apenas três letrinhas, não é? Mas são números (1, 2
e 3) que já eram utilizados por matemáticos gregos.
O sistema indo-arábico pense em todos os
números que você já escreveu, pensou ou leu. Todos eram representados usando os
símbolos hindus (que hoje você conhece como 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9),
certo? Em cada número eles aparecem em uma posição específica, que diz se eles
valem unidades, dezenas e centenas. Por exemplo: no número 123 sabemos que o 1
vale 100 (1 x 100), que o 2 vale 20 (2 x 10) e que o 3 vale 3 (3 x
Outra
proposta tem feito no dia a dia ate nos tempos atuais compra do
supermercado, no troco, nos dias da semana, na temperatura dos dias etc. Muitas
vezes, sem métodos simples de calcular, como a calculadora, nossos modos de contar
ficariam mais complicados.
Tales de Mileto,
filósofo e matemático da Grécia Antiga, foi quem trouxe o “Teorema
de Tales”, iniciando com a matemática dedutiva. Através de seus Teoremas saíram
às definições de ângulo reto, triângulo isósceles e seus ângulos, ângulos
opostos e ângulos congruentes. Tales tirou conclusões a partir da observação de
sombras. Mediu a altura de uma pirâmide do Egito apenas vendo o comprimento de
sua sombra.
Algumas curiosidades
importantes da história da matemática (anos aproximados):
•Em 1525, surge o atual
símbolo da raiz quadrada.
•Em 1545, em publicação
do italiano Girolamo Cardano, fica conhecido o método de resolução das equações
de 3º grau e 4º grau.
•Em 1614, John Napier,
matemático escocês, publica a invenção dos logaritmos.
Com a colonização, em
meados do ano de 1600, os jesuítas ensinaram
a matemática aos povos do Brasil. O ensino associava os conteúdos da matemática
com a física. Quase 200 anos depois, as
primeiras escolas primárias passaram a ensinar sistemas numéricos e aritméticos.
Depois veio a álgebra, geometria, mecânica e trigonometria. Os primeiros livros de
matemática do Brasil foram feitos por militares e engenheiros.
BOYER, Carl B. História da Matemática. São Paulo: Edgard Blücher Ltda.,
2006.
GUELLI, Oscar.
A invenção dos números. São Paulo: Ática, 2000.
ASIMOV,
Isaac. No mundo dos números. Rio de
Janeiro: Francisco Alves, 199
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.