quinta-feira, 12 de novembro de 2015

A ESCRITA DOS CÁLCULOS E AS TÉCNICAS OPERATÓRIAS

Na matemática temos muitos estudiosos que concluíram suas teorias, vamos verificar algumas.

Um deles é o matemático Isaac Asimov que ao escrever seu livro mundo dos números colocou que a matemática pode ser iniciada através de simples contagem com os dedos com um pouco mais de conhecimento pode ser apresentado o ábaco que se faz importante para a matemática ate chegar ao sistema decimal.

O matemático parece simplesmente que os números inteiros são formados começando por um, adicionando mais um, e assim por diante. Afinal, por maior que um número seja é sempre possível dizer "esse número mais um" e obter um número ainda maior. Nessa forma a aprendizagem acontece de uma forma mais natural.

Já para outros matemáticos que estudaram muito os números acabaram percebendo que não os números, mas a necessidade de contar já existia há cerca de 30.000 anos atrás .Em grutas, como a de Lascaux, na França, foram encontrados imagens de animais e outros sinais como pontinhos e riscos. Talvez eles indiquem que os homens primitivos já contavam usando marcas. Mas não somente desenhando nas paredes de grutas: também faziam riscos em ossos de animais ou pedaços de madeira.

E para que esses riscos? Com base em desenhos de astros celestes como o sol, a lua e as estrelas feitos na mesma época, alguns especialistas afirmam que eles serviam para contar o tempo, permitindo que os homens realizassem os seus rituais religiosos no período certo.

Outra necessidade que veio com o tempo foide contar os animais que criávamos dedos ajudavam bastante nos cálculos. Mas chegou um tempo em que sementes, pedras, gravetos e os próprios dedos não eram suficientes para contar. As quantidades tinham aumentado: de plantas, de animais, de pessoas, de terras. Vieram às guerras, os impostos e a necessidade de administrar o que circulava pelos reinos e aldeias era cada vez maior.

Então se fez  sistema de numeração egípcio tinha sete números-chave, que hoje reconhecemos como os seguintes: 1, 10, 100, 1.000, 10.000, 100.000 e 1.000.000. Eles estabeleceram símbolos para cada um deles e, com estes desenhos, escreviam os outros números e faziam contas.

Você já deve ter ouvido falar a respeito dos gregos também criaram um sistema numérico.
Os gregos usavam letras de seu alfabeto para representar números. Não sei se já aconteceu com você, mas talvez um dia você se depare com um exercício envolvendo os seguintes símbolos: α, β e γ. Parecem apenas três letrinhas, não é? Mas são números (1, 2 e 3) que já eram utilizados por matemáticos gregos.

O sistema indo-arábico pense em todos os números que você já escreveu, pensou ou leu. Todos eram representados usando os símbolos hindus (que hoje você conhece como 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9), certo? Em cada número eles aparecem em uma posição específica, que diz se eles valem unidades, dezenas e centenas. Por exemplo: no número 123 sabemos que o 1 vale 100 (1 x 100), que o 2 vale 20 (2 x 10) e que o 3 vale 3 (3 x
Outra proposta tem feito no dia a dia ate nos tempos atuais compra do supermercado, no troco, nos dias da semana, na temperatura dos dias etc. Muitas vezes, sem métodos simples de calcular, como a calculadora, nossos modos de contar ficariam mais complicados.
Tales de Mileto, filósofo e matemático da Grécia Antiga, foi quem trouxe o “Teorema de Tales”, iniciando com a matemática dedutiva. Através de seus Teoremas saíram às definições de ângulo reto, triângulo isósceles e seus ângulos, ângulos opostos e ângulos congruentes. Tales tirou conclusões a partir da observação de sombras. Mediu a altura de uma pirâmide do Egito apenas vendo o comprimento de sua sombra.

Algumas curiosidades importantes da história da matemática (anos aproximados):

•Em 1525, surge o atual símbolo da raiz quadrada.

•Em 1545, em publicação do italiano Girolamo Cardano, fica conhecido o método de resolução das equações de 3º grau e 4º grau.

•Em 1614, John Napier, matemático escocês, publica a invenção dos logaritmos.

Com a colonização, em meados do ano de 1600, os jesuítas ensinaram a matemática aos povos do Brasil. O ensino associava os conteúdos da matemática com a física. Quase 200 anos depois, as primeiras escolas primárias passaram a ensinar sistemas numéricos e aritméticos. Depois veio a álgebra, geometria, mecânica e trigonometria. Os primeiros livros de matemática do Brasil foram feitos por militares e engenheiros.


BOYER, Carl B. História da Matemática. São Paulo: Edgard Blücher Ltda., 2006.
GUELLI, Oscar.  A invenção dos números. São Paulo: Ática, 2000.

ASIMOV, Isaac.  No mundo dos números. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 199

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