Piaget desenvolveu
diversos campos de estudos científicos: a psicologia do desenvolvimento, a
teoria cognitiva e o que veio a ser chamado de epistemologia genética.
A essência de seu
trabalho ensina que ao observarmos cuidadosamente a maneira com que o conhecimento
se desenvolve nas crianças, podemos entender melhor a natureza do conhecimento
humano. Suas pesquisas sobre a psicologia do desenvolvimento e a epistemologia
genética tinham o objetivo de entender como o conhecimento evolui.
Em seu trabalho, identifica
os quatro estágios de evolução mental de uma criança. Cada estágio é um período
onde o pensamento e comportamento infantil é caracterizado por uma forma
específica de conhecimento e raciocínio. Esses quatro estágios são:
sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
A lógica na educação infantil
Piaget (1998) acredita que os
jogos são essenciais na vida da criança. De início tem-se o jogo de exercício que é aquele em que a criança
repete uma determinada situação por puro prazer, por ter apreciado seus
efeitos.
Em torno dos 2-3 e 5-6 anos (fase
Pré-operatória) nota-se a ocorrência dos jogos simbólicos, que satisfazem a
necessidade da criança de não somente relembrar o mentalmente o acontecido, mas
também de executar a representação.
Em período posterior surgem os jogos de regras, que são transmitidos
socialmente de criança para criança e por consequência
vão aumentando de importância de acordo com o progresso de seu desenvolvimento
social. Para Piaget, o jogo constituiu-se em expressão e condição para o
desenvolvimento infantil, já que as crianças quando jogam assimilam e podem
transformar a realidade.
Vamos analisar uma entrevista
feita por Piaget com crianças sobre o jogo “Bola de gude”.
O experimentador fala mais ou
menos isso. “Aqui estão algumas bolas de gude… você deve me mostrar como jogar.
Quando eu era pequeno eu costumava jogar bastante, mas agora eu me esqueci como
se joga. Eu gostaria de jogar novamente. Vamos jogar juntos. Você me ensinará
as regras e eu jogarei com você…”. Você deve evitar fazer qualquer tipo de
sugestão. Tudo o que precisa é parecer completamente ignorante (sobre o jogo de
bola de gude) e até mesmo cometer alguns erros propositais de modo que a
criança, a cada erro, possa dizer claramente qual é a regra. Naturalmente, você
deve levar a coisa a sério, e se as coisas não ficarem muito claras você
começará uma nova partida. (Piaget, 1965, p.24).
Com os jogos de regras podemos
analisar por traz das respostas, informações sobre seus conhecimentos e conceitos.
Esses níveis de conhecimento podem ser classificados como: Motor, Egocêntrico,
Cooperação e Codificação de Regras, e são paralelos ao desenvolvimento
cognitivo da criança.
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