quinta-feira, 12 de novembro de 2015

MATEMÁTICA POR ISAAC ASIMOV

O matemático Isaac Asimov, escreveu inúmeros livros , totalizando mais de 500 obras publicadas no mundo inteiro , além de incontáveis artigos para jornais e livros.

Nos livros publicados por ele, também são abordados além da matemática,outros temas :  história,  ficção científica, fantasia, astronomia, biologia, química ,inclusive sobre a Bíblia. Asimov, não era apenas um bom escritor. Ele está entre os três grandes da ficção científica, junto com Arthur C. Clarke e Robert Heinlein. Foi vice-presidente da Mensa (uma organização onde apenas pessoas com q.i. de gênio podem entrar) e era considerado por Carl Sagan o maior divulgador existente da ciência. Isso tudo sem falar que era um astrônomo por direito adquirido, tanto que escreveu muitos livros sobre o tema.

 Ao escrever o livro no mundo dos números em 1995 ,o Isaac  relatou que a aprendizagem da matemática , pode ser iniciada  de maneira bem simples , que é a contagem usando os dedos , ao passar essa etapa segue a utilização  do ábaco , até chegar ao sistema decimal. Para o matemático parece simplesmente que os números inteiros são formados começando por um, adicionando mais um, e assim por diante. Afinal, por maior que um número seja o mesmo ,que ele se estenda em série de pequenos números daqui até a estrela mais distante, é sempre possível dizer "esse número mais um" e obter um número ainda maior. Nessa forma a aprendizagem acontece de uma forma mais natural e rápida.


 ASIMOV, Isaac.  No mundo dos números. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.