quinta-feira, 12 de novembro de 2015

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

A história da matemática e alguns dos seus marcos históricos

Como a matemática foi se desenvolvendo ao longo dos anos, suas curiosidades e alguns pontos da matemática no Brasil

A matemática está presente em nossas rotinas através de coisas que nem ao menos percebemos. Cálculos são feitos a todo instante. Na compra do supermercado, no troco, nos dias da semana, na temperatura dos dias etc. Muitas vezes, sem métodos simples de calcular, como a calculadora, nossos modos de contar ficariam mais complicados. Engenheiros, mecânicos, economistas, físicos, químicos dependem dos números e de sua evolução ao longo da história da matemática. Engana-se quem acha que a área de humanas também não necessita dos números.

A matemática começou a se tornar importante e foi sendo desenvolvida por conta da necessidade de registrar o tempo, bens, calcular terras e criar os comércios.A matemática foi ficando mais sofisticada quando as civilizações começaram a usar a aritmética e a geometria. Elas eram utilizadas na astronomia, em construções e cálculos financeiros.

O primeiro instrumento para calcular foi batizado com o nome de ábaco, desenvolvido e aperfeiçoado na China. Hoje em dia ainda é visto, principalmente no ensino à crianças. Consiste em bastões verticais com elementos de contagem inseridos.

Tales de Mileto, filósofo e matemático da Grécia Antiga, foi quem trouxe o “Teorema de Tales”, iniciando com a matemática dedutiva. Através de seus Teoremas saíram as definições de ângulo reto, triângulo isósceles e seus ângulos, ângulos opostos e ângulos congruentes.Tales tirou conclusões a partir da observação de sombras. Mediu a altura de uma pirâmide do Egito apenas vendo o comprimento de sua sombra.

A matemática se dissemina por diversas áreas, transmitindo seus conhecimentos cultivados ao longo da história, complementando estudos e possibilitando novos. Novas invenções são feita com base em cálculos. O avanço da humanidade também depende dos números.

Algumas curiosidades importantes da história da matemática (anos aproximados) :

•Em 1525, surge o atual símbolo da raiz quadrada. 

•Em 1545, em publicação do italiano Girolamo Cardano, fica conhecido o método de resolução das equações de 3º grau e 4º grau.

•Em 1614, John Napier, matemático escocês, publica a invenção dos logaritmos.

Com a colonização, em meados do ano de 1600, os jesuítas ensinaram a matemática aos povos do Brasil. O ensino associava os conteúdos da matemática com a física. Quase 200 anos depois, as primeiras escolas primárias passaram a ensinar sistemas numéricos e aritmética. Depois veio a álgebra, geometria, mecânica e trigonometria.Os primeiros livros de matemática do Brasil foram feitos por militares e engenheiros.

BOYER, Carl B. História da Matemática. São Paulo: Edgard Blücher Ltda., 2006. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.